Dear Data – Os dados que atravessam continentes.

Giorgia Lupi e Stefanie Posavec são duas pessoas normais. As duas tem a mesma idade, tem um filho e ambas deixaram suas cidades natais para morar em outros lugares, escolhidos pelas mesmas. As duas também trabalham com dados e amam desenhar, mas existe, literalmente, entre elas um oceano de distância. Muito parecidas mas separadas por um oceano inteiro, as duas designers, que trabalham os dados de forma mais rascunhada e ilustrada, que se viram apenas duas vezes na vida decidiram se conhecer melhor. Para isso, escolheram justamente a linguagem com a qual trabalham todos os dias: As visualização de Dados.

A ideia de se conhecer melhor originou o projeto “Dear Data” no qual as duas coletam, a cada semana, os mesmos tipos de dados sobre suas vidas para então criarem visualizações, feitas de forma completamente analógicas, em cima daquilo que levantaram e enviar uma a outra, utilizando cartões postais, que podem vir a chegar atrasados ou até mesmo não chegar.

1
Toda semana, as duas escolhem um tópico e, começando na segunda-feira, começam a coleta de dados, encerrando-a no domingo. Após isso, durante a semana elas analisam os dados e montam suas visualizações, enquanto coletam os dados para a próxima visualização. No cartões postais, elas utilizam a parte da frente  para desenhar a visualização e a parte de trás com um “Como ler” que explica de que a forma a visualização desenhada na parte da frente do cartão funciona e pode ser entendida.

Além de se divertirem com o projeto, as duas afirmam que o objetivo do projeto é mostrar que os dados não são assustadores, não são necessariamente grandes e que não é necessário saber quase nada sobre dados para começar a coletar e representar (só um lápis, um caderno e um cartão postal). Elas também notaram que o fato de coletarem e representarem esses dados acabou se tornando um ritual que influi diretamente no comportamento das duas e afeta seus dias.

Um dos aspectos mais interessantes do projeto inteiro é como os mesmos dados geram visualizações tão diferentes.

2Sorry this post is only available in Portuguese