Bubbles of Radio- a enciclopédia de sinais eletromagnéticos

Em 2007 estudantes de design de interação na AHO participaram de um curso orientado de pesquisa chamado Tangible Interactions que abordava temas em torno de RFID , NFC e o projeto Touch. Este é um dos projectos que emergiram do curso.

“As bolhas de rádio”, Ingeborg Marie Dehs Thomasused usou um design visual crítico como uma forma de explorar a percepção de vários tipos de campos electromagnéticos. O projeto responde de forma criativa e atraente à pergunta “Como podemos usar uma paisagem cada vez mais saturada de ondas de rádio cada para fins criativos e funcionais?”

Usando como inspiração livros ricamente ilustrados sobre botânica, zoologia e história natural, Ingeborg chegou ao conceito de uma enciclopédia de ondas de rádio que contém uma seleção de ‘espécies de rádio’. Armada com uma boa pesquisa e conhecimento avançado sobre a utilização e aplicação de cada tecnologia, ela criou visualizações ficcionais das maneiras em que as ondas de rádio habitam o espaço.

Estas são expressões criativas baseadas tanto na criatividade pessoal como em dados técnicos ou científicos, como alcance e intensidade do sinal. Seis tecnologias de rádio contemporâneas foram visualizadas: Bluetooth, DMB, GSM, RFID, Wifi e Zigbee.

Aqui estão os ‘nomes’ em latim de cada campo:

Bluetooth : Nevrotis Dentus Aquarae
DMB : Spherum Elektrum Multanum
GSM : Spherum Magnea Globalum
RFID : Raptus Arphadus
Wifi : Videus Fidelus
Zigbee : Nevrotis

Como todos os bons guias científicos, ”bolhas de rádio” inclui uma escala visual: A escala de ondas de rádio é utilmente medida na escala do dispositivo, na escala do corpo humano e na escala do edifício. As visualizações são, assim, colocadas neste contexto e ficamos com os próprios desenhos, em que a forma, a textura, direção e densidade nos dá uma noção de como se comportam as ondas de cada tecnologia.

 

Estas visualizações não foram criadas para serem tecnicamente precisas ou para oferecer informações acionáveis. Em vez disso, eles fornecem uma pista divertida para refletir e considerar rádio como algo tangível e física para ser experimentado por outros sentidos, não apenas através de uma tela.

Ingeborg criou um guia de bolso artesanal com essas ilustrações, em uma forma física que ainda cheira como um guia empoeirado antigo de flora e fauna.

Este projeto explorou rádio de uma forma única. Ingeborg criou expressões visuais de rádio que são imediatamente acessíveis e bonitas. Embora a sua utilidade seja mais difícil de definir,elas proporcionaram muitas oportunidades para discutir e refletir sobre essas tecnologias intangíveis.