A complexidade da economia global

Os números do comercio mundial são imensos. Dígitos e mais dígitos; valores dos produtos, das exportações, das produções. Os números são por si só impressionantes, mas, talvez, não digam muita coisa sobre como tudo funciona na prática. A visualização de dados “The Globe of Economic Complexity“, por sua vez, permite uma noção ampla da teia econômica mundial e mostra detalhes impressionantes.

Captura de tela 2015-10-03 19.40.19

A visualização é um mapa dinâmico on-line da economia global – que se desdobra desde um globo tridimensional a uma rede de conexões. “Globe” foi construído com os dados do “The Atlas of Economic Complexity“, uma ferramenta que permite a visualização de diversas categorias econômicas, como “o que o Brasil exportou em 2013?”.

Captura de tela 2015-10-03 20.14.22
The Atlas of Economic Complexity

Os dados aplicados são basicamente os mesmos, exceto que o “Globe” aplica de forma diferente esses dados e é um pouco menos detalhado.

A visualização apresenta a economia de cada país de acordo com os produtos que eles exportam. Cada ponto no mapa indica US$100 milhões em produtos.

Captura de tela 2015-10-03 19.43.56
Visualização em formato mapa mundi

A barra de cores na parte inferior da tela representa um tipo de indústria e também funciona como um filtro que, ativado, mostra no mapa apenas a indústria escolhida.

Captura de tela 2015-10-03 19.42.28
Visualizando apenas “produtos vegetais”, selecionado na legenda/filtro.

Também é possível visualizar  os maiores parceiros de um país, considerando determinado bem de consumo/produção exportado por ele.

Captura de tela 2015-10-08 10.33.00
Esse formato que lembra um pouco gráfico de barras, apresenta todos os produtos expostos pelo país e, cada “fatia” indica um determinado valor de exportação.
Captura de tela 2015-10-03 19.48.27
Visão tridimensional do “espaço do produto”. Ao aproximar na tela, é possível ver detalhes de cada ligação.Captura de tela 2015-10-03 19.48.53

A visualização foi construída com webGL, uma ferramenta que permite criações em 3D para navegador. Os responsáveis práticos pelo projeto desenvolvido na Harvard University são Romain Vuillemot na parte de dados e concepção e Owen Cornec no visual. A página de Romain é perfeita para conseguir mais detalhes do projeto.