Ano: 2012

Arquivo e banco de dados Poética, ética e estética da visualização artística

Tipo: Artigo
Ano: 2012

A partir do exemplo de obras que trafegam pelo conceito de arquivo, pela forma simbólica do banco de dados e a constituição de visualizações, discutiremos as articulações desenvolvidas por estes modelos dentro do campo da arte, suas questões éticas e potencialidades estéticas e poéticas.

Autores:

Doris Kosminsky

Palavras chave: , ,

Imagem e código: novos paradigmas para arte? – CIANTEC 2012

Tipo: Artigo
Ano: 2012

Artigo publicado no 5o. Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação. Inhotim – 2012

O avanço das mídias digitais vem modificando a nossa relação com o mundo, assim como a prática e a experiência artística. O emprego de software como elemento constitutivo da obra de arte nos leva a questionar o nível de conhecimento de programação necessário à prática do artista. No presente trabalho, discutiremos a relação interdisciplinar entre arte e computação a partir da análise de trabalhos artísticos e o envolvimento de seus criadores com a produção do código. Finalizaremos, comentando a nossa experiência no emprego de programação por estudantes de design e arte em nível de graduação e pós-graduação no Laboratório da Visualidade e Visualização (LabVis / EBA-UFRJ).

Autores:

KOSMISNKY, Doris; CASTRO, Barbara.

Integrarte: Digital Art Using Body Interaction – Expressive 2012

Tipo: Artigo
Ano: 2012

Artigo publicado nos anais da conferência Computational Aesthetics, apresentado em Annecy, França em 2012. (somente inglês)

Este artigo enfatiza a participação do corpo como um todo no processo interativo na arte. Abordamos o pós-modernismo e a condição pós-midiática, considerando o processo de remediação entre as mídias analógicas e digitais para repensar as possibilidades da arte interativa através dos novos meios tecnológicos. Focamos no corpo como uma mídia viva para introduzir o projeto INTEGRARTE, uma instalação sobre a experiência corporal através de visualizações e sonorizações do movimento.

Palavras chave:

Ano da publicação