Visualização para o Hip3orgânicos

Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2012 acompanhamos o OpenLab do evento Hip3rorgânicos organizado pelo NANO, grupo de pesquisa da linha Poéticas Interdisciplinares EBA – UFRJ.
O evento já se encontra na terceira edição e estabelece uma rede de experiências entre artistas convidados e voluntários que participam presencialmente e remotamente também. Assim os experimentos são resultado de entre-cruzamento de dados compartilhados, de forma que os projetos se influenciam mutuamente. Nesta ocasião, fomos convidados para desenvolver a visualização desta rede, seus dados, suas relações. Barbara Castro participou do OpenLab e criou a visualização abaixo.

Cada artista participante era representado por um círculo. Os artistas foram categorizados em três níveis, local, regional e internacional, cada nível possuía uma palheta de cores. A quantidade de dados produzidos (output) e o valor deles são representados nas barrinhas que crescem sobre cada círculo. Porém nem todos os artistas produziam dados, muitos apenas usufruiam destes para remapeá-los em outras formas de expressão. Assim, os dados recebidos (input) por cada artista, são representados nas barrinhas abaixo de cada círculo. Além disso, a relação e o fluxo de dados trocados entre cada artista era representado na forma de uma curva que une os dois pontos.

Para esta visualização, desenvolvemos duas formas de interação, através do mouse e do kinect. O mouse seria direcionado para usuários através do site do evento, enquanto isso participantes do evento poderiam “andar” pelo espaço-comum através de kinects em três lugares distintos: a base-local na FUNARTE-RJ, na UFBA(Bruno – Regional) e em Bruxelas no iMal(Luis Girão – Internacional). A interação ainda não foi plenamente executada, durante o evento apenas participantes do Rio de Janeiro puderam acessar a visualização. A interação facilita a visualização de quem está recebendo os dados do artista selecionado, quando o interator se aproxima de algum dos participantes, seu círculo aumenta para se compreender melhor os detalhes dos dados produzidos, assim como os dados que estão sendo enviados nos artistas relacionados.

Visualização Hiperorgânicos from Barbara Castro on Vimeo.

This article has 1 comments

  1. Pingback: Visualização HIP3RORGÂNICOS « Barbara Castro

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado


+ sete = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>