#14.ART 2015: Lifelogging – a relação arte-vida na arte computacional

Apresentado no #14.ART, que no ano de 2015 ocorreu na Universidade de Aveiro, Portugal, o artigo “Lifelogging – a relação arte-vida na arte computacional” foi o resultado de uma pesquisa conjunta da doutoranda Barbára Castro com os graduandos Igor Defáveri e Victória Molgado.

O artigo apresenta a pratica de lifelog no meio digital como uma técnica de autoconhecimento e extensão humana, dentro de uma abordagem artística. Abrangendo questões como corpo, relações interpessoais e, dentre muitos outros, memória. Levanta ainda questões pertinentes sobre a relação do ser humano com as novas extensões digitais que lhes cabem.

A pesquisa foi desenvolvida a partir do desdobramento artístico de nomes como Hasan Elari, Laurie Frick, Katie Lewis, Cadu Costa entre outros que manifestam diferentes tipos de produção artística – desde escultura e performance até webarte e visualização de dados. Através da análise dessas obras, procuramos compreender o lifelogging como uma abordagem da arte computacional sobre a clássica relação arte-vida.Submitted in #14.ART, wich in 2015 occurred in Universidade de Aveiro, Portugal, the paper  “Lifelogging – a relação arte-vida na arte computacional” (“Lifelogging – the art-life relation in computer art”), is the result of a LabVis research supervised by the doctoral student Barbara Castro with the undergraduate students Igor Defáveri and Victória Molgado.

This video is available only in Portuguese.

The paper presents the lifelog technique in the digital media as a self-knowledge and human extension tool, considering an artistic approach. Discussing questions such as the human relation with the new digital extension that is now part of our society.

Names as Hasan Elari, Laurie Frick, Katie Lewis, Cadu Costa are part of our research data base. Analysing their work, we look for the comprehension of  lifelogging as an artistic approach of computer art in the classic art-life relation.