100 anos de navegação

O estudante de historia Ben Schmidt, resolveu criar uma visualização sobre o transporte martimo de um século, entre 1750 e 1850. Com base em dados coletados de livros de registros marítimos, usados por climatológicos para estudos sobre os oceanos, ele mapeou tudo e criou esta visualização do período.

Sua principal critica ao que ele via em um blog sobre as rotas marítimas, mapeadas de forma visual era que elas eram estáticas. Dessa forma ele resolveu torna-las visualizáveis pelo tempo, e com isso varias analises podem ser tiradas.Dentre elas,  varias viagens sazonais entre algumas regiões, como aponta o estudante, por exemplo da Escócia para a Baia de Hudson e da Holanda para Spitsbergen, ambos comportamentos verificados no verão.

Há alguns leituras que parecem ser sazonais, mas não são. Outra questão é que mapear estes dados é trabalhoso já que se encontram espalhados em diversas regiões e instituições, há períodos com perda de registros bem como o fato de alguns países terem uma documentação desse fluxo falha. Mesmo assim ver a intensidade de fluxo marítimo entre varias regiões do mundo é revelador e instigante.

Estão disponíveis duas visualizações. Na primeira, 100 anos de trafego marítimo são exibidas em 12 minutos de video. No segundo, 1 ano e visualizado em aproximadamente 1 minuto.

Para mais detalhes, visite a pagina do projeto, clicando aqui